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quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

ERVAS

ANINGA-DO-PARÁ

Sim pessoal é isso mesmo aninga é simplesmente ( comigo ninguém pode )
Também conhecida como "Comigo Ninguém Pode".
Descrição: herbácea perene de até 1 metro de
altura ou pouco mais, folhas mais curtas do que
de D. amoena e algo mais tendentes ao desenho
cordiforme, com variegação branco-marfim mais
densa; também os longos pecíolos são variegados,
embora em tons de verde. Flores como as de
D.amoena. Plantas mais velhas tendem a curvar
o caule que, mesmo ereto, é menos elegante do que
o das plantas novas, oculto pela coroa de folhas.
Ambiente e uso decorativo: excelente para inte-
riores, pelas mesmas facilidades de adaptação da
D.amoena e ainda por ser resistente do que está.
Reprodução: por alporquia, estaquia de caule e
rebentos, as estacas enraízam facilmente na água.
Essa capacidade regenerativa da planta pode ser
usada para se ter sempre um exemplar jovem
para substituir os que espicham.
Luz: indireta.
Rega: mantenha as folhas secas no inverno, na
maior parte do ano, em dias de verão.
Solo: marrom de jardim.
Dados botânicos: família das Aráceas, origem,
Amazônia brasileira. Seiva urticante.
fonte: http://cantinhodeanamartins.blogspot.com.br/2010/02/aninga-do-para-dieffenbachia-picta.html

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

CABOCLO TUPINAMBÁ

Alguns pontos para o caboclo TUPINAMBA..
Ponto...
Estava na beira de um rio sem poder atravessar (2x)
Chamei por um caboclo, caboclo tupinamba...
Tupinamba chamei, chamei tupinamba ea...
Ponto de continuidade...
No fundo daquele quintal ouvi uma coral piar,
ela piava por que estava presa amarrada no bodoc de tupinamba. (2x)

Esses foram alguns pontos... por: Mestre Leandro

CABOCLO PENA BRANCA

Alguns pontos para o Caboclo PENA BRANCA branca.
Ponto de chegada...
Estava nas matas eu estava trabalhando (2x)
Seu pena branca passou me chamando...
Caçador onde é que mora... eu moro nas matas de nossa senhora
Se eu chamar ele vem ele vem trabalha ele é pena branca da tribo do pará.
Ponto de continuidade...
A lua quando nasce já vem rompendo a aurora (2x)
Clareia uma chopãna a onde oxosse mora...
Já clareou seu pena branca uma chopãna onde oxosse mora.
Ponto de chegada 2° ...
Oxosse quando vem de sua aldeia alegre com seus filhos ele canta (2x)
saldando a sua mãe sereia oxosse é o rei das penas brancas.
Ponto de continuidade...
Não a mata que ele não entre não a pau que oxosse não suba,
não a passarinho no ar que sua flecha não derrube hó gonga eréré hó gonga. eréré hó gonga.

esses foram alguns pontos... por: Mestre leandro

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Ervas que Curam ( Banhos )



Um banho de ervas nos trás paz, saúde, alegria nos fortalece, nos livra de energias negativas por isso preparar um banho é algo de muita responsabilidade devemos estar de corpo e alma limpa para que possamos preparar um banho devemos passar energia boa para aquele que vai toma-lo. Salve a Jurema Sagrada

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Êxtase Catimbó Jurema

Um vídeo que mostra com clareza do que se trata nosso culto a jurema sagrada com depoimentos dos mais sábios juremeiros de Natal-Rn

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Salve A Jurema Sagrada

SARAVÁ A JUREMA SAGRADA! toc de jurema em homenagem ao Mestre Mineiro Velho e Caboclo Pena  Branca. na casa de pai Geraldo Quedes de  Caboclo Aracati.

Humildade e Respeito

Momento de grande demostração de respeito em que todos os médium  pedem a benção aos seus padrinhos e pais e pedem proteção aos seus caboclos, mestres e mestras da jurema sagrada. Consagração de mestre Mineiro Velho e Caboclo Pena  Branca. 02/09/2012

MESA DA CANSAGRAÇÃO

Esse é um momento único na vida de um médium que cultua a sagrada jurema do acais, esse é o momento em que ele é apresentado aos mestres da jurema sagrada como um discípulo do culto a jurema...Nasce mais um mestre na sagrada jurema.  Consagração de mestre Mineiro Velho e Caboclo Pena  Branca. 02/09/2012

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O RESPEITO

UM SINAL DE RESPEITO... Caboclo pena branca acostado em mim pedindo a benção a sua madrinha de jurema mãe zefa de caboclo João da Mata em minha consagração ... Consagração de mestre Mineiro Velho e Caboclo Pena  Branca. 02/09/2012

SALDANDO MINEIRO VELHO

Mestre Mineiro Velho Saldando seu padrinho de jurema pai Freitas de Mestre Benedito Fumaça, Consagração de mestre Mineiro Velho e Caboclo Pena  Branca. 02/09/2012

A CIDADE SAGRADA DA JUREMA

A CIDADE SAGRADA DA JUREMA
É em Alhandra município a 26 quilômetros ao sul de João Pessoa, onde se ergue a Cidade Sagrada de Jurema. Foi lá que nasceu em 1813 José de Aguiar, o “Zé Pelintra” que ao morrer com 114 anos de idade se tornaria a entidade espírita mais discutida nos terreiros umbandistas do Brasil, pelo seu linguajar pornográfico e paixão pelo marafo.
No cemitério da Cidade Sagrada estão sepultados 42 mestres famosos entre os quais, além de “Zé Pelintra”, Joana “Pé de Chita”, a mestra justiceira que morava em Santa Rita, a mestra Juremeira Maria do Açaís, Tertuliano, José Vicente, mais conhecido por “Malunguinho”, Manoel “ Maior do Pé da Serra”, mestre Carlos, “Zezinho do Açaís”, Heron e esposa Salomé, Rosalina, João de Alhandra, “Dondom”, “Pinicapau”, “Coqueiral”, “Cadete”, “Cangaruçu”, “Tambaba” e outros.

JUREMA CURIOSIDADE

O nome "Jurema" vem do tupi-guarani, onde Ju significa "espinho" e
Remá, "cheiro ruim".
A jurema é uma planta da família da leguminosas. Os frutos das plantas
leguminosas são vagens. Existem várias espécies de jurema, como por
exemplo: Jureminha, Jurema Branca, Jurema Preta, Jurema da Pedra e
Jurema Mirim.
A Jurema, também conhecida como Jurema-preta, também é nome de
uma Bebida Sagrada feita com a raiz da árvore do mesmo nome
(Mimosa hostilis).
Os pajés, sacerdotes tupis, também fazem outra Bebida Sagrada da
jurema-branca (Mimosa verrucosa), para estimular sonhos afrodisíacos.
É um tipo de Bebida Sagrada servida em reuniões especiais.
Das raízes e raspas dos galhos, os feiticeiros e pajés, babalorixás, os
mestres do catimbó, os pais-de-terreiro do candomblé de caboclo fazem
uso abundante.
Sua substância ativa é o DMT (N-dimetiltriptamina).
É utiliza tradicionalmente para fins medicinais e religiosos.
Sua casca é usada para fins medicinais e a casca de sua raiz é a parte
da planta usada nas cerimônias religiosas, pois possui maior parte dos
alcalóides psicoativos.
Esta planta tem muita importância no culto espiritual dos caboclos e nas
regiões Norte e Nordeste do Brasil, tanto que dá nome a um culto
chamado de "Culto à Jurema".
A jurema é utilizada para tomar banho de descarga com suas folhas.
Serve como defumador , cura de dor de dente, doenças sexualmente
transmissíveis, insônia, nervos, dores de cabeça.
Faz ainda: figas, patuás, rosários. Utiliza-se para fazer rezas com suas
folhas contra mau-olhado e olho-grande.
Serve ainda para fazer um dos maiores fundamentos do Culto à Jurema,
que é uma bebida à base de infusão das folhas da jurema, com casca do
tronco e da raiz misturado com mel de abelha, garapa de cana-deaçúcar
e cachaça. Essa é a bebida preferida dos Encantados que baixam
no Toré e no Culto à Jurema.
Arvore tipicamente paraibana, a jurema é venerada quase como uma
divindade. Frondosa e de beleza impressionante, vive mais de 200 anos,
é espinheira e sua fama corre o Brasil e o mundo.
Segundo a crença indígena, possui poderes milagrosos, emanando
fluidos benéficos.
Em sua parte externa existe uma camada de lodo empregada em
defumações, para o banho de limpeza.
Da casca, flor, e folhas são extraídas emulsões para o preparo de
bebidas, banhos aromáticos para afastar entidades maléficas e fortificar os mestres da jurema sagrada

MESA DE CONSAGRAÇÃO

MESA DE CONSAGRAÇÃO NA JUREMA SAGRADA, Consagração de mestre Mineiro Velho e Caboclo Pena  Branca. 02/09/2012